quarta-feira, 12 de setembro de 2012
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
ACN E PCN
As pistas de pouso e decolagem têm seu pavimento caracterizado de duas formas, dependendo da resistência do piso da pista.Se a resistência for de até 5700 kg (12500 lb), faz-se a caracterização com base no peso máximo de decolagem da aeronave e na pressão máxima admissível dos pneus na pista, nesta ordem. Por exemplo:
4000 kg/0.50 Mpa
Para pistas com capacidade de carga superior, utiliza-se uma legenda que descreve o Número de Classificação de Pavimentos (do inglês, Pavement Classification Number - PCN), o tipo de pavimento, a resistência do subleito, a pressão máxima admissível dos pneus nas pistas e o método de avaliação do pavimento. Um exemplo da legenda segue abaixo, bem como seu significado:
85/F/B/W/T
PCN - Número de Classificação de Pavimentos (PCN):
Cada aeronave tem um ACN - Número de Classificação de Aeronaves (do inglês, Aircraft Classification Number). Somente aeronaves que tenham ACN menor ou igual ao PCN da pista podem pousar nela ou decolar dela sem causar danos ao pavimento. O ACN é determinado pelo fabricante da aeronave de acordo com regras pré-estabelecidas.
Tipo de pavimento:
F – pavimento flexível (asfalto geralmente)
R – pavimento rígido (concreto geralmente)
Resistência do Subleito:
A – alta
B – média
C - baixa
D - ultra-baixa
Pressão máxima admissível dos pneus
W - alta (sem limite)
X – média (até 1,5 MPa)
Y - baixa (até 1,0 MPa)
Z - muito baixa (até 0,5 MPa)
Método de avaliação:
T – Técnica: consiste no estudo específico das características do pavimento e na aplicação da tecnologia do comportamento dos pavimentos;
U – Prática: consiste na utilização do conhecimento do tipo e peso de aeronaves que, em condições normais de emprego, o pavimento resiste satisfatoriamente, dotada de balizamento noturno.
sábado, 28 de janeiro de 2012
TPS-79 Radar de Vigilância 3D Tático (Banda S)
O TPS-79 Radar de Vigilância 3-D Tático satisfaz os exigentes requisitos de desempenho da defesa aérea, controle de tráfego aéreo (certificado OACI) ou de missões de vigilância costeira, proporcionando cobertura crítica de superfície e de vigilância a baixa altitude. Seu desempenho, alta disponibilidade, durabilidade e mobilidade fazem dele uma solução ideal para vigilância do espaço aéreo em curto e médio alcance. O TPS-79 incorpora recursos estado-da-arte que oferecem um desempenho insuperável nos ambientes mais exigentes. As características incluem um transmissor de estado sólido, melhor detecção de alvos em ambientes meteorologicamente adversos e de contramedidas eletrônicas, e um detector de alvo em movimento adaptativo. Solução fornecida através de parceria com a Lockheed Martin.
TPS-77 Radar de Vigilância 3D (Banda L)
Fácil de transportar e instalar, o TPS-77 radar de vigilância 3-D de longa distância em estado sólido atende às necessidades das forças expedicionárias de hoje para o desempenho e confiabilidade. Ele fornece uma detecção de longo alcance superior, especialmente em condições meteorológicas adversas, e cobertura de 360 graus em azimute. Os comandantes de campo podem contar com os dados dos alvos precisos em distâncias até 250 milhas náuticas e as elevações de até 100.000 metros de um radar que pode operar 24 horas por dia, mesmo sem o pessoal no local. Logística simplificada e capacidades de monitoramento remoto de manutenção contribuem para reduzir o baixo custo de aquisição. O sistema de monitoramento de desempenho e sistema de localização de falhas recalibra automaticamente o radar para ajusta-lo às mudanças no ambiente e falhas de componentes. As características incluem estado sólido, antena ativa faseada, operação em banda L de performance superior, modular, componentes COTS, arquitetura avançada de feixes eletrônicos, manutenção simplificada, e 99,7% de disponibilidade operacional. Solução fornecida através de parceria com a Lockheed Martin.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Desastre TAM 3054
Neste vídeo mostra a aeronave da BRA que quase caiu na avenida, eu me lembro que após eu autorizar o pouso fiquei sem ação com o microfone na mão
Assinar:
Postagens (Atom)