quinta-feira, 21 de julho de 2011

RNAV

Antes de começarmos a comentar sobre procedimentos GPS é preciso reforçar uma informação importante, constante da IAC 3512 de 26/04/2010.
A OACI adotou o termo geral “Global Navigation Satellite System (GNSS)” para identificar qualquer sistema de navegação por satélite cujos usuários realizam, a bordo, determinação de posição através de informações de satélites. Quando a IAC 3512 foi escrita, apenas dois sistemas estavam registrados no “International Frequency Registration Board - IFRB”: o “Global Positioning System”, desenvolvido pelos Estados Unidos, e o “Global Orbiting Navigation Satellite System” em desenvolvimento pela Federação Russa. A IAC 3512 provê orientação para o uso de navegação por satélite no espaço aéreo brasileiro.
ATENÇÃO: A terminologia e linhas de ação são limitadas à tecnologia GPS desenvolvida pelos Estados Unidos. A IAC 3512 não se destina ao uso de outros sistemas GNSS no espaço aéreo brasileiro nem à utilização do GPS no espaço aéreo de outras autoridades aeronáuticas.
Bem, dá para perceber que antes de iniciar as operações utilizando o GPS é preciso dar uma olhada na IAC 3512 para se inteirar de diversos outros detalhes de operação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário